Minilaparoscopia

Minilaparoscopia - Cirurgia com cortes ainda menores

A minilaparoscopia é uma técnica cirúrgica que existe desde o início dos anos 90 e ficou restritra a poucos centros durante anos devido ao alto custo do equipamento. Conhecida também como "cirurgia com agulhas" (needlescopic surgery) pelas características de seus instrumentos, a minilaparoscopia é uma técnica minimamente invasiva que combina excelentes resultados estéticos com experiência clínica mundial suficiente para considerá-la como segura. Ela consiste basicamente da utilização dos mesmos instrumentos utilizados em laparoscopia convencional porém com diâmetros reduzidos.

Minilaparoscopia

Os recentes avanços tecnológicos em medicina estão associados à interação de várias áreas do conhecimento cientifico (biologia molecular, engenharia, etc) que permitiram que inúmeras ferramentas fossem criadas para auxiliar na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças na especialidade cirúrgica, deve-se mencionar o desenvolvimento da cirurgia endoscópica, que abrange centenas de procedimentos minimamente invasivos realizados por endoscópios rígidos, flexiveis ou combinados.
Tendo como característica principal a redução ou mesmo ausência de traumatismo à superficie corpórea (incluindo pele, musculatura e fáscias), diversos estudos foram evidenciando que a cirurgia endoscópica digestiva trouxe, ao longo dos últimos 20 anos não apenas beneficios estéticos, mas redução nas complicações relacionadas às incisões cirúrgicas e retorno precoce às atividades habituais, entre outros.
Atualmente os esforços da indústria e de pesquisadores em cirurgia endoscópica se concentram na busca de procedimentos cada vez menos invasivos com ausência menos e menores incisões na parede abdominal. Uma opção mais estética e segura é o desenvolvimento da minilaparoscopia tanto pelos resultados estéticos quanto por sua segurança, tendo em vista que outras técnicas como a cirurgia por orificios naturais (pela boca, vagina ou ânus) e por via umbilical exclusiva (com portal único) ainda são técnicas consideradas experimentais e em início de experiência clínica.
Para os pacientes com pedra na vesícula a serem operados com a técnica de minilaparoscopia, o procedimento demora praticamente o mesmo tempo da laparoscopia convencional (cerca de 1 hora, dependendo do caso) e o paciente fica hospitalizado por cerca de 24 horas (ou recebe alta no mesmo dia, conforme o caso). Habitualmente em sete a nove dias a pele está com boa cicatrização e não são necessárias suturas (pontos com fios).

Procedimento

O procedimento mais comum da minilaparoscopia em cirurgia digestiva é a colecistectomia (retirada da vesícula para tratamento de pedra na vesícula), e outras cirurgias como biópsias, hérnia inguinal e retirada do apêndice também podem ser realizadas.
A minilaparoscopia tem grande aplicabilidade também nas áreas de ginecologia e cirurgia pediátrica.